A solução

Tribos tem como proposta potencializar o protagonismo de estudantes para gerar transformações sociais e formar uma comunidade de pessoas que querem transformar o mundo!

A participação em Tribos é uma oportunidade para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e seus educadores viverem uma experiência transformadora. A ideia é viver momentos leves, divertidos e enriquecedores que potencializem todos a gerar transformações sociais.

Como funciona

Estudantes, educadores e escolas identificadas com a proposta de Tribos fazem sua inscrição para participar de uma jornada incrível, gratuita, e que acontece no formato online, através do Google Meet.

Formação de educadores

(2 encontros x 2h)

Formação de estudantes

(6 encontros x 2h)

Formar uma tribo na escola

Pertencer a uma comunidade.

Como é a proposta de transformação de Tribos

educadores

Tribos é uma experiência online desenhada para educadores(as) de Ensino Fundamental e Médio que transformam o mundo através de sua profissão, inspirando seus alunos(as) a tornarem-se protagonistas de transformações sociais.

Nos 2 encontros (2h cada) são desenvolvidas habilidades para potencializar as práticas de educadores(as) com aprendizagens sobre:

  • dinâmicas colaborativas
  • facilitação online
  • olhar ecossistêmico
  • métodos ágeis
  • gestão de projetos
  • design thinking

estudantes

Os estudantes que participam de Tribos reconhecem sua responsabilidade cidadã e sua capacidade de transformar; sentem-se parte de uma comunidade; e principalmente, tornam-se protagonistas de transformações sociais.

Durante os 6 encontros (2h cada), os participantes são convidados a viverem uma experiência online na perspectiva do desenvolvimento da liderança juvenil a partir do reconhecimento de si e do grupo e de referências positivas de transformação social.

Nesse processo, são desafiados a construírem suas narrativas através do uso da fotografia como poderosa ferramenta de conexão, acolhimento e transformação social.

Nas práticas de ações de impacto social são estimulados a organizarem-se em tribos (grupos) e são apresentadas 3 trilhas para reflexão e busca de solução de questões que os participantes devem propor para mudar o mundo, a partir das trilhas:

Educação para a Paz

Desenvolvimento de ações de produção da cultura de paz, valores e atitudes, comportamentos e estilos baseados no respeito à vida, a prática da não-violência, o combate à exclusão, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural, assim como a promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável que vise a novas formas de solidariedade.

Meio Ambiente

Desenvolvimento de ações preventivas e saneadoras para resgatar o equilíbrio ecológico. O cuidado do planeta depende pequenas ações, ao nosso alcance, com consequências e impactos imediatos no meio ambiente como a reutilização e consumo consciente dos recursos.

Cultura

Preservação e cuidado ao patrimônio histórico e cultural de um povo. Permitir que as comunidades possam reencontrar em a si mesmas pela ação voluntária da juventude, resgatando suas raízes culturais.

No final, há um encontro de celebração e valorização do aprendizado dos participantes, apresentação de resultados e ensaios fotográficos e convite para pertencimento a comunidade Tribos.

Além disso, todas as escolas participantes receberão um livro como resultado da experiência, que contemplará os registros e ensaios fotográficos produzidos durante os encontros de Tribos.