Iniciativas lideradas por estudantes promovem consciência ambiental e ações sustentáveis em suas comunidades
Em todo o Rio Grande do Sul, a conscientização ambiental e a busca por soluções sustentáveis ganharam força com o projeto Tribos Jovens Empreendedores em 2023, que inspirou alunos de diferentes escolas a colocarem em prática ações sociais em prol do meio ambiente, da cultura e da educação para a paz. Entre as ações apresentadas pelos alunos, duas iniciativas ganharam destaque nas redes sociais: “Sustentabilidade através de resíduos orgânicos” e “Repapelarte: reciclando palavras”.
Tribos Jovens Empreendedores é realizado pela Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae RS, com o apoio da Enter Tech Edu e da Secretaria Estadual de Educação, além de chancela da Unesco. Essas ações são resultado das turmas que participaram das capacitações online deste ano. Desde 2021, já foram beneficiadas mais de 2 mil pessoas (educadores e estudantes), de 188 escolas públicas e privadas de 74 municípios.
Sustentabilidade através de resíduos orgânicos
No primeiro semestre de 2023, cinco alunos do Oitavo ano da EEEF São João Batista de La Salle, impulsionados pelo projeto Tribos Jovens Empreendedores, desenvolveram uma ação sustentável e inovadora no município de Arroio do Tigre. A iniciativa visava coletar os resíduos orgânicos produzidos por cavalos no Centro de Treinamentos (CT) Pais e Filhos, com o objetivo de enriquecer a horta da escola. O resultado seria a alimentação de toda a comunidade escolar com produtos cultivados de forma consciente.
Idealizado pelos estudantes, o projeto teve como base a conscientização ambiental e a busca por alternativas sustentáveis para a escola e a comunidade local. Com o apoio da direção da escola e do CT parceiro, a ação voluntária foi colocada em prática de forma integrada, promovendo uma verdadeira lição de cidadania e respeito ao meio ambiente.
Durante a ação, os jovens responsabilizaram-se pela coleta diária dos resíduos orgânicos gerados pelos cavalos, garantindo sua correta separação e tratamento adequado para posterior utilização na horta da escola. Além de contribuir para a redução de desperdícios e poluição, a iniciativa permitiu que a escola se tornasse autossuficiente em parte de sua produção de alimentos.
Repapelarte: reciclando palavras
Outra iniciativa inspiradora desenvolvida durante o desenrolar do projeto Tribos Jovens Empreendedores, foi realizada por estudantes do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria. A ação “Repapelarte: reciclando palavras”, teve como objetivo incentivar o uso consciente do papel e o hábito da reciclagem na comunidade escolar.
Sob a coordenação da educadora Maruá Lock, o “Repapelarte” buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da reutilização de papel. A primeira fase do projeto consistiu na coleta de papel, jornais e folhas usadas em toda a escola. Com o apoio da direção e da equipe docente, os alunos se empenharam em disseminar a importância da separação correta dos resíduos e da destinação adequada para a reciclagem. A participação ativa dos estudantes resultou em uma significativa adesão de toda a comunidade escolar à iniciativa.
O projeto também incentivou novos hábitos sustentáveis, como a utilização de ambos os lados das folhas e o correto descarte do papel já utilizado, direcionando-o aos locais apropriados. Na segunda fase, os alunos apresentaram à direção do colégio um plano detalhado para implementar a reciclagem de papel na própria instituição.
Para o Presidente do Conselho de administração da PV, Daniel Santoro, “as ações sustentáveis promovidas pelo Projeto Tribos Jovens Empreendedores têm sido um sucesso desde 2021, quando ocorreu a primeira edição. Com o engajamento dos estudantes, a comunidade escolar se torna um agente de mudança em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente”.
S
Sobre Tribos Jovens Empreendedores
Criado em 2021, com o programa Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae RS, o projeto propõe o desenvolvimento de competências empreendedoras no período de três anos, por meio de encontros online em assuntos como habilidades socioemocionais, liderança, empreendedorismo e prática social. Esse ano ocorre a conclusão do ciclo, que foi especialmente planejado de modo que o desenvolvimento da metodologia ocorresse de forma progressiva e complementar. Estudantes e educadores participantes recebem certificado especial indicando sua atuação nessa ação que tem chancela da UNESCO.
Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 26 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros — sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado – gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.