Blog

Balsa-Nova-117-2

Tribos Jornada Cultural leva inclusão através da fotografia a escola de Balsa Nova 

Projeto da ONG Parceiros Voluntários aborda cultura, educação para a paz e meio ambiente por meio da fotografia documental 

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, promovido pela ONG Parceiros Voluntários (PV), celebra duas décadas de impacto social ao estimular a consciência e o protagonismo jovem em crianças e adolescentes de todo o Brasil. Este ano, a metodologia Tribos Jornada Cultural alcança quatro estados, chegando a Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Cabo Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR), proporcionando oficinas de fotografia a aproximadamente 400 estudantes de escolas públicas. No município de Balsa Nova, uma das instituições participantes foi a Escola Municipal Doutora Zilda Arns Neumann, que desde 2011 atua na modalidade de Educação Especial com ensino fundamental, jovem e adulto.  

A escola, que tem como objetivo compreender os diferentes modos de ser, sentir, agir e pensar de cada indivíduo, buscando superar as barreiras relacionadas à diversidade humana propondo a inclusão de todos, possibilitou o desenvolvimento do projeto com os estudantes dos turnos da manhã e tarde, além de formação com todos os educadores da escola. Aos alunos foram ofertadas oficinas de formação de identidade e reconhecimento das diferenças para fomentar o respeito e a integração, além de oficinas de fotografia onde aprenderam elementos essenciais para uma boa fotografia, praticando em câmeras semiprofissionais. Foi organizada ainda uma ação dentro da Trilha de Educação para a Paz, com uma exposição de seus “autorretratos” valorizando as características individuais e de fotos tiradas de seus colegas. A exposição foi organizada nos corredores da escola e toda a comunidade (pais, vizinhos e amigos) foi convidada a apreciar o material produzido e organizado pelos estudantes. 

Com mais de 40 estudantes PCDs (pessoa com deficiência), a escola possui 11 funcionários, entre direção, apoio e cozinha. Além disso, conta com atendimento terapêutico semanal de psicólogos e fisioterapeutas, que atendem as famílias da comunidade, majoritariamente em situação de vulnerabilidade social e baixa renda. Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da PV, fala sobre a presença da instituição na iniciativa.

Essa escola adota uma abordagem pedagógica que valoriza os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, a brincadeira, a mediação do professor e a construção do conhecimento em rede. Esses elementos são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, visando à formação de sujeitos solidários, criativos, autônomos e críticos. Quando notamos todos esses aspectos, ficou muito simples chegar a uma conclusão: a de que precisávamos dessa turma para compor nosso time de tribeiros, educadores e escola parceira. 

Daniel Santoro

Segundo Josiane, diretora da escola Zilda Arns, Tribos Jornada Cultural fez sucesso entre a comunidade e os alunos. “O projeto de fotografia foi fantástico! Os alunos amaram e mostraram uma interação incrível. Os profissionais que apresentaram o projeto foram excelentes, muito atualizados e interagiram excepcionalmente com os alunos. Nós só temos a agradecer pela experiência”, conta empolgada. Para Isabel, professora da instituição há 14 anos, as capacitações contribuíram muito com o desenvolvimento da coordenação motora e criatividade dos alunos.   

Para Daniel, o propósito é trabalhar a autoestima, o empoderamento e a inclusão dos jovens. “Tribos é uma tecnologia social que está completando 20 anos e já formou mais de 7 mil crianças e adolescentes ao longo da sua história para uma atuação cidadã. O projeto se estrutura nos objetivos de desenvolvimento sustentável, com foco nas áreas da cultura, meio ambiente e a educação para a paz. Então, todo o processo é para que o jovem desenvolva sua ação autônoma, como protagonista, e ao mesmo tempo consciente do seu lugar no mundo”, explica. 

Tribos Jornada Cultural é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela ONG Parceiros Voluntários, com chancela da Unesco e patrocínio da Ingredion e John Deere. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support