O Projeto Tribos Jornada Cultural 2ª edição chegou a Palmas nos dias 20 e 21 de junho com o objetivo de inspirar jovens estudantes através da fotografia artística e documental. Em oito cidades brasileiras, incluindo Palmas, a capacitação não apenas oferece formação cultural, mas também incentiva o voluntariado e promove reflexões sobre responsabilidade social e cidadania plena.
No dia 20 de junho, foram visitadas três escolas de tempo integral que participarão do projeto: Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, Escola Municipal de Tempo Integral Professora Margarida Lemos Gonçalves e Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva. “Essas visitas foram essenciais para conhecer os espaços físicos, entender melhor a proposta pedagógica de cada instituição e alinhar o cronograma de execução do projeto”, conta Lorena Machado, coordenadora do projeto.
As escolas selecionadas possuem turmas de até 40 estudantes cada, desta forma será possível alcançar mais de 100 estudantes da cidade.
Na manhã do dia 21 de junho, realizada a formação dos professores das escolas participantes. Este encontro contou com a presença de 18 professores (seis de cada escola) e dois membros da Secretaria de Educação. A formação foi um momento de troca de experiências e conhecimentos, permitindo que os professores conhecessem mais sobre as etapas do Projeto Tribos e garantindo que todos estivessem alinhados para o início das atividades após as férias.
Na tarde do mesmo dia, os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Margarida Lemos Gonçalves convidaram os participantes do projeto para uma entrevista na TV e rádio escolar, TV e Rádio Magá. Organizada e conduzida pelos próprios alunos do ensino fundamental, a entrevista abordou o desenvolvimento e a importância do projeto.