Tribos Educação Infantil
Conforme o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), no artigo 5º, a educação infantil é uma das áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância. Em Porto Alegre, atualmente mais de 200 Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) fazem parte da rede do município através de termo de parceria, o que representa aproximadamente 82% das escolas.
As escolas de educação infantil possuem um importante papel na vida das crianças ao desempenhar três funções: social (partilha com as famílias o processo de formação das crianças. É um dos primeiros espaços públicos que frequentam e por isso, são lugares de encontro, partilha e descobertas), política (é direito das crianças frequentar as escolas, ter acesso à educação pública e de qualidade) e pedagógica (oportunidade de ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas, através das práticas cotidianas e experiências de socialização. (Oliveira, 2016)
Desta forma, entendemos que estes espaços devem ser utilizados como espaços de promoção de uma educação em valores pautada na participação e na brincadeira das crianças. Além disso, estes espaços precisam ser fortalecidos, visto cenário atual de crise socioeconômica com o enfrentamento da pandemia do vírus Covid-19. O fortalecimento da gestão será importante para a manutenção dos serviços, garantindo este espaço social, político e pedagógico para as crianças.
Para isso, a ONG Parceiros Voluntários irá executar ações da Tecnologia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania, com base nas recomendações da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) com foco na educação infantil como forma de proporcionar ações continuadas e sistemáticas as demandas da rede de atendimento, no desenvolvimento de habilidades e potencialidades em cultura e educação. Bem como capacitação em gestão para gestores e equipe técnica.
>Desenvolver nas crianças de 4 a 5 anos e 11 meses habilidades e potencialidades com foco em cultura, meio ambiente e educação para a paz, na cidade de Porto Alegre/RS, através do desenvolvimento da tecnologia social Tribos nas Trilhas da Cidadania.
> Oportunizar oficinas de educação para paz, cultura e meio ambiente para desenvolvimento de habilidades e potencialidades em crianças;
> Assessorar os educadores na metodologia de ensino baseado em projetos, através da formação e consultorias;
> Fortalecer as Escolas Comunitárias de Educação Infantil de Porto Alegre através do compartilhamento de boas práticas.
Tribos Educação Infantil I
Local de realização: Porto Alegre
Público: Educadores e estudantes de 4 a 5 anos e 11 meses de Escolas Comunitárias de Educação Infantil
Período de realização: novembro de 2022 a maio de 2023
Tribos Educação Infantil II
Local de realização: Porto Alegre
Público: Gestores, educadores e estudantes de 4 a 5 anos e 11 meses de Escolas Comunitárias de Educação Infantil
Período de realização: novembro de 2022 a maio de 2023